Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

O Que Faz Um Delegado da Polícia Federal?

Você sabe o que faz um delegado da Polícia Federal? Este é um dos cargos mais cobiçados entre aqueles que seguem a carreira jurídica, uma vez que possui um grande prestígio e dá ao profissional a oportunidade de trabalhar em grandes casos importantes para o país.

Se você tem a intenção de seguir esse caminho, esteja atento às características desse tipo de profissional e saiba bem o que faz um delegado da Polícia Federal. Veja só as principais informações sobre o cargo.

 

Afinal, o que faz um delegado da Polícia Federal?

Essa carreira tem como principal objetivo fazer investigações criminais. O profissional é responsável por presidir inquéritos policiais e, portanto, todos os meios de apuração — quebras de sigilo, interrogatórios, apreensão de provas que tenham relação com o processo, interceptações telefônicas, autos de prisão e premiação em caso de colaboração, por exemplo. 

A natureza dos casos presididos pelo delegado da Polícia Federal são de interesse público e zelam pelo bem-estar de toda a sociedade. Eles podem ir desde crimes cometidos dentro da própria União — entre políticos e servidores públicos — a situações de delitos contra o meio ambiente e populações indígenas, tráfico de animais ou pessoas, trabalho escravo, combate às drogas, vigília das fronteiras.

Também é de sua competência comandar operações em relação à situação de pessoas estrangeiras vivendo no país, sendo preciso analisar a sua regularidade de estadia e documentação.

Para organizar todas essas demandas, foram definidas quatro classes diferentes de delegados da PF. São elas:

  • terceira classe: apura infrações penais e junto à polícia da União, coordena ações e equipes, atua em fronteiras, em aeroportos e em delimitações marítimas;
  • segunda classe: faz treinamentos com outros profissionais e desenvolve métodos de pesquisa que têm como objetivo melhorar o trabalho da Polícia Federal;
  • primeira classe: responsável pelo planejamento de ações e avaliar a sua execução;
  • classe especial: atua em operações diplomáticas.

 

Como se tornar um delegado da Polícia Federal?

O ingresso na carreira deve ser feito por meio de concurso público, sendo preciso ter três anos de experiência comprovada na área jurídica ou policial.

É necessário passar por estágios de progressão para atingir a classe especial. Ou seja, o profissional deve ser, por três anos, pelo menos, delegado de terceira classe, cinco anos de segunda e permanecer mais cinco anos na primeira até chegar ao cargo máximo.

Gostou de saber o que faz um delegado da Polícia Federal? Então não perca tempo e comece a estudar para concursos de carreiras federais, jurídicas ou civis no Damásio Educacional! 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade