Você sabe o que faz um Analista Judiciário? Esse cargo é tão popular e importante quanto o de escrevente, afinal, é comum nos Tribunais de Justiça ou Tribunais Federais. Quem almeja essa função pode atuar em diversas áreas. Vamos conhecer as possibilidades para o trabalhador e o que de fato faz esse cargo tão cobiçado?
Entenda o que faz um Analista Judiciário
Quem deseja se tornar um Analista Judiciário sabe que é possível atuar em diversas áreas — como administrativa, jurídica ou até apoio especializado. De modo geral, esse profissional acompanha processos, elabora notificações judiciais, negocia e analisa contratos, elabora cartas, analisa previsões de riscos, entre outras funções.
Entre as áreas de atuação mais concorridas estão a administrativa e a jurídica, conheça um pouco sobre cada uma.
Analista Judiciário — Área Administrativa
Quem optar por exercer nessa área, sabe que é necessária a formação em qualquer curso de nível superior. Mas, afinal, o que faz um Analista Judiciário Administrativo? As atribuições ao cargo envolvem áreas-meio dos tribunais:
- atendimento ao público;
- recursos humanos;
- contabilidade;
- finanças.
As possibilidades de atuação são imensas e variam de acordo com o organograma do órgão responsável.
Analista Judiciário — Área Jurídica
Já para quem opta pela área jurídica, a exigência é uma formação completa no curso superior de Direito, pois irá trabalhar diretamente com o juiz, podendo exercer funções de:
- coordenação;
- supervisão técnica;
- atividades de planejamento e organização;
- elaboração de certidões;
- redação de documentos.
Trabalham em gabinetes de ministros, desembargadores e juízes. Nos tribunais de primeira instância podem ser alocados em Varas específicas, sendo necessário estudos constantes, afinal, irão ter contato com todas as partes de um tribunal.
O que preciso fazer para conquistar o cargo?
A dica mais importante para conquistar o cargo é se preparar com antecedência. Afinal, com uma preparação curta para uma função tão concorrida, pode surgir o medo de nada dar certo. Não comece a estudar dias depois que o edital foi publicado. Um aluno bem preparado e com um vasto conteúdo em mente tem mais chances de passar.
Outra dica é sempre manter o foco, pois ele é o ponto fundamental na estratégia rumo à aprovação.
Para te ajudar na preparação do concurso, que tal o auxílio de cursos preparatórios? No Damásio Educacional você encontra um vasto catálogo de opções para a carreira jurídica.