Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

O QUE CAI EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO?

Como estudar para a OAB

Os concursos públicos são divididos por carreiras e também por níveis de formação escolar. Ou seja, você pode encontrar um concurso de nível médio ou superior o primeiro, é destinado para candidatos que concluíram o ensino médio na escola e o segundo, para aqueles que contam com formação superior (o que necessita ter, no mínimo, uma graduação). 

O que cai em concurso de nível médio?

De modo geral, um concurso de nível médio vai exigir menos conteúdo do que um de superior. Isso pode ser tanto na quantidade quanto no aprofundamento das questões. 

O grau de dificuldade e exigência de um concurso superior é maior, o que parece justo, uma vez que o candidato teve a oportunidade de aprofundar os conhecimentos. 

Outro ponto de diferença é no tempo de espera para a lista de chamada da vaga. Normalmente, os concursos de nível médio contam com processos de aprovação mais rápidos. 

Já com relação ao conteúdo que é cobrado nas provas de nível médio, pode-se dizer que há exigência de um conhecimento básico de interpretação de texto e capacidade de comunicação. Também é preciso ter noções elementares em informática e capacidade mínima de raciocínio lógico-dedutivo. 

Mais especificamente falando sobre as disciplinas jurídicas, com relação ao conteúdo cobrado nas provas de nível médio, pode-se dizer que:

  • é exigido conhecimento do texto da leis;
  • matérias sobre Direito Constitucional, Administrativo, Processo Civil e Tributário são as mais comuns de aparecem em todos os concursos jurídicos;
  • é uma prova mais técnica-prática, com perguntas ligadas ao cargo para qual está se candidatando; 
  • estude a literalidade da CF/88, a doutrina e a jurisprudência;
  • estude a Parte Geral e a Responsabilidade Civil do Direito Civil;
  • atente-se para os Princípios do Direito Administrativo legalidade, moralidade, probidade administrativa, impessoalidade, publicidade, eficiência, isonomia, supremacia do interesse público, presunção de legitimidade, auto-executoriedade, autotutela, hierarquia, indisponibilidade do interesse público, razoabilidade e da motivação;
  • leia a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional, com foco em CF/88,  artigos 145 a 162 e CTN — todos, exceto os não recepcionados pela CF/88. Também tenha atenção para o conceito de tributo e espécies tributárias, as limitações ao poder de tributar (princípios e imunidades), a competência tributária, a obrigação tributária e o crédito tributário (lançamento e causas de suspensão, extinção e exclusão do crédito);
  • o candidato é avaliado por sua forma de responder objetivamente às questões.

Gostou de saber mais sobre os certames de nível médio? Aproveite e conte com a ajuda do Damásio Educacional para realizar cursos preparatórios e ter um estudo mais assertivo!

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.