Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Entenda Como é a Estrutura de Uma Redação

Conhecer a estrutura de uma redação é um requisito obrigatório se você quer prestar qualquer tipo de exame. Essa etapa é uma das mais importantes da prova e, para se dar bem, precisa entender como fazer um bom trabalho.

Embora redigir um texto seja algo muito particular, existe sim uma teoria para isso e compreender e seguir os passos pode ser uma boa ideia para treinar e, então, ter um bom desempenho na hora do exame.

 

Qual é a estrutura de uma redação?

O primeiro ponto a entender sobre a estrutura de uma redação é que, entre os diversos tipos possíveis, o mais provável é que você encontre em um exame um enunciado que peça um texto dissertativo. Por isso, falaremos sobre ele!

Uma dissertação é composta por três elementos: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Eles devem estar conectados e um deve complementar o outro, gerando o sentido geral do texto.

 

Introdução

Uma boa introdução precisa, primeiramente, apresentar o assunto do texto. A ideia principal deve estar lá e é esse pedaço da sua redação que vai ditar o tom do restante. Portanto, você precisa fisgar o leitor já no começo para que ele siga interessado!

É na introdução que você vai também expor de modo geral a sua tese sobre o assunto a ser abordado. Lembre-se: a tese é diferente do tema! Enquanto o tema é geral, a sua tese deve ser um ponto específico dele que você discutirá ao longo da dissertação.

Essa apresentação básica das temáticas e do direcionamento da discussão não deve passar de um parágrafo! Se necessário, utilize uma ou duas linhas a mais, mas tome cuidado para não escrever muito desnecessariamente.

Desenvolvimento

Na estrutura de uma redação, o desenvolvimento é a etapa que vai carregar a maior parte do peso da discussão. Ele é o maior elemento da dissertação e costuma ter dois parágrafos. Para escrevê-lo, você precisará utilizar argumentos e apresentar informações novas sempre que possível, para que não pareça que você está somente escrevendo, sem dar sentido.

Uma boa ideia, que costuma funcionar para a maioria dos participantes dos exames e pode ser ótima para você, é separar o desenvolvimento em duas ou três ideias maiores, sendo uma para cada parágrafo. Dessa maneira você evita que haja um conflito entre as suas próprias ideias.

Argumente e explique aquilo em que você acredita, contrapondo algumas ideias contrárias e as suas, mais fortes para superá-las. 

Conclusão

Entender como começar uma conclusão da melhor maneira pode fazer muita diferença no resultado de seu texto. Isso porque é esse o momento que você vai utilizar para finalizar a sua redação e fechar o pacote com um desfecho excelente!

Nunca coloque algo novo na conclusão, ok? A ideia aqui é retomar o tema com leveza e mostrar, em um parágrafo, porque seus argumentos devem ser considerados. 

Não faça perguntas nem gere nenhum questionamento. Seja firme e explique somente o necessário para sustentar suas colocações e também dar mais força a elas.

Saber a estrutura de uma redação é o ponto de partida para um bom texto. Estude e faça o melhor em seus exames! Para mais dicas, acompanhe as notícias do Damásio Educacional!

 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.