Já está disponível para consulta das notas individuais Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo a organização, 3.709.809 pessoas fizeram a prova em 3 e 10 de novembro do ano passado, ou seja, 72,81% dos 5.095.388 inscritos.
Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
As pessoas que fizeram a prova como treineiro (os participantes que ainda não concluíram o ensino médio), terão que esperar até março para acessar o boletim individual.
Para acessar as notas do Enem 2019, os participantes devem usar o CPF e a senha na Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante ou pelo aplicativo do Enem. Vale destacar que quem não lembrar da senha para acessar os dados pode recuperá-la ou mesmo fazer uma nova. Mais informações podem ser obtidas no site https://enem.inep.gov.br.
A nota do Enem 2019 pode ser usada para tentar uma vaga no ensino superior, pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e no financiamento oferecido pelo governo federal, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Confira o cronograma completo:
Sisu
- 21 a 24 de janeiro – inscrições
- 28 de janeiro – resultado da chamada regular
- 29 de janeiro a 4 de fevereiro – prazo para participar da lista de espera
- 7 de fevereiro a 30 de abril – convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
Prouni
- 28 de janeiro a 31 de janeiro – inscrições
- 4 de fevereiro – divulgação de resultados da primeira chamada
- 4 a 11 de fevereiro – comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada)
- 4 a 14 de fevereiro – registro no Sisprouni e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada)
- 18 de fevereiro – divulgação dos resultados da segunda chamada
- 18 a 28 de fevereiro – comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada)
- 18 de fevereiro a 3 de março – registro no Sisprouni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada)
Fies
- 5 a 12 de fevereiro: inscrições
- 26 de fevereiro: divulgação dos resultados das modalidades Fies e P-Fies
- 27 de fevereiro a 2 de março: complementação da inscrição no Fies
- 3 a 5 de março: complementação da inscrição postergada
- 28 de fevereiro a 31 de março: lista de espera – modalidade Fies
Como será o Enem em 2020?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 será um pouco diferente. Neste ano, o Inep deverá testar uma versão totalmente digital da prova. De acordo com o órgão, o projeto é piloto e não será aplicado a todos os participantes, com ideia de testar o modelo para aproximadamente 50 mil candidatos de 15 capitais.
Vale ressaltar que os participantes poderão escolher no momento da inscrição se querem aderir ao modelo digital ou se preferem fazer a prova escrita tradicional. O valor da taxa será o mesmo e as 50 mil vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
O Enem digital em formato piloto acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.