Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

CONCURSO TRF3 – FCC É A BANCA ORGANIZADORA!!!

Em breve teremos a publicação do edital para o novo concurso do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Nesta sexta-feira, dia 09 de agosto de 2019, houve a publicação no Diário Oficial da União do documento que designa a Fundação Carlos Chagas – FCC como banca organizadora responsável pela seleção do próximo certame do órgão.

A contratação da banca se deu por meio de dispensa de licitação.

Vale lembrar que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região possui sessões judiciárias nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.

A autorização para o novo concurso para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região aconteceu em Sessão Plenária Extraordinária Administrativa, no dia 18 de julho de 2019.

Para esta seleção serão ofertadas vagas para as carreiras de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Técnico Judiciário na Área de Informática.

De acordo com as informações obtidas através do Portal da Transparência, referente ao mês de abril de 2019, existem um total de 154 cargos vagos para Analista Judiciário e 308 cargos vagos para Técnico Judiciário.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de vacância, com 300 cargos, dos quais 111 são para Analista Judiciário e 189 para Técnico Judiciário. Já a sessão judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul possui, no momento, 17 cargos vagos, sendo 08 vagas para Analista Judiciário e 09 vagas para Técnico Judiciário. A Sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região conta com um total de 145 cargos vagos, sendo 35 vagas para Analista Judiciário e 110 vagas para Técnico Judiciário.

No início do mês de julho de 2019, a Desembargadora Federal Presidente, Therezinha Astolphi Cazerta, havia informado a iniciação de estudos para a realização de um novo certame para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Na época, a presidente relatou que a grande dificuldade para a abertura do concurso é a questão das contenções orçamentárias, já que o custo respectivo é da ordem de oito milhões de reais, sendo que a taxa de inscrição paga pelos candidatos não reverte para cobrir os gastos com o certame, como ocorria antigamente.

Em reunião com o Sindicato do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – Sintrajud no mês de março deste ano, a presidente do Tribunal manifestou compreensão sobre a necessidade de concursos públicos e que busca meios para solucionar esta demanda.

A Assessoria de Comunicação do órgão informou que o Conselho da Justiça Federal autorizou a abertura de uma nova seleção para o preenchimento de 69 vagas, todos provenientes de aposentadorias. No entanto, não há uma previsão de como essas vagas serão oferecidas.

A necessidade de um novo certame para ingresso nos quadros do Tribunal Regional Federal da 3ª Região é verídica, visto que o último concurso realizado pelo órgão ocorreu em 2013, tendo o seu prazo de validade vencido.

Naquele momento, foram ofertadas um total de 260 vagas, das quais 125 vagas eram reservadas para o cargo de Analista Judiciário, de nível superior de formação, e 135 para o cargo de Técnico Judiciário, de nível médio.

A Fundação Carlos Chagas – FCC foi a banca responsável pela organização e seleção do último certame.

 

Texto escrito por Daniela de Araújo.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade