Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Sesipe DF: saiu autorização para 1,1 mil vagas

O concurso Sesipe DF (Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal) foi autorizado por meio de portaria publicada em edição extra do diário oficial da última segunda-feira, 10 de fevereiro, pelo secretário de estado de economia do estado, André Clemente Lara de Oliveira. A seleção terá uma oferta de 1.179 vagas para agente de execução penal (agepen), da carreira de execução penal do DF. 

De acordo com a portaria, o preenchimento das vagas imediatas está previsto para ocorrer em julho de 2021. Já no caso do cadastro, o preenchimento está limitado a 400 postos em 2022 e 379 em 2023.

Do total de postos, 400 são para preenchimento imediato e 779 para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, com inicial, de acordo com o último concurso, realizado em 2014, de R$ 4.745.

O concurso Sesipe DF já estava sendo aguardado para ocorrer em 2019.  Na ocasião, O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou o preenchimento de 1.100 postos. Acabou não se concretizando em decorrência de alterações que estavam sendo definidas na carreira. 

Conforme levantamento do MPDFT, o órgão já contava com defasagem de mais de mil agentes penitenciários. Atualmente, 1.667 servidores cuidam de 17 mil presos, o que significa que cada servidor é responsável por aproximadamente 10 presos.

Na recomendação, os promotores de justiça do Nupri (Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional) destacaram que o quantitativo vigente de pessoal afronta o Código Penitenciário do DF, que estipula uma proporção de um agente para cada cinco presos.

Último edital do concurso Sesipe DF

Em 2014, saiu o concurso Sesipe DF com 1.100 oportunidades para agente penitenciário, sendo 200 de início imediato e 900 para formação de cadastro reserva.

A seleção ficou sob a organização da Fundação Universa e o processo seletivo constou das seguintes etapas:

  • Prova objetiva,
  • Teste de aptidão física,
  • Avaliação psicológica e
  • Investigação social.

Todas as etapas do concurso Sesipe DF foram aplicadas em Brasília. 

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.