Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso público para Direito: conheça as oportunidades!

A imagem contém um juiz em seu local de trabalho após ser aprovado em um concurso público para Direito.

Está procurando um concurso público para Direito? Então, você chegou ao lugar certo! Nós separamos as oportunidades mais procuradas pelos egressos de Direito ou para quem está em busca de um novo desafio profissional.

Também vamos mostrar um pouco sobre como você pode se preparar para o concurso público para Direito com a Damásio Educacional e os nossos cursos específicos para advogados. Acompanhe a leitura!

Como funciona o concurso público para Direito?

De acordo com dados da JusBrasil, cerca de 260 mil pessoas se matriculam anualmente nas faculdades de Direito do Brasil. Muito disso, deve-se à oportunidade de crescimento profissional na área e ao leque de possíveis atuações do advogado. Entre as opções, destaca-se a carreira pública, em que é preciso prestar concurso público para Direito.

Para se candidatar, é preciso ficar de olho nos editais públicos em todas as esferas, como Municipal, Estadual e Federal. Após escolher o concurso público para Direito que deseja prestar, o(a) candidato(a) deve pagar a taxa de inscrição e prestar a prova. Por isso, é importante se preparar, indo além dos ensinamentos de uma faculdade de Direito, mas procurando cursos específicos para concursos.

Além disso, vale lembrar que nem todos os cargos exigem inscrição do advogado na OAB. Ou seja, mesmo os profissionais que não fizeram o Exame da Ordem têm a oportunidade de prestar um concurso público para Direito, dependendo do cargo.

Quais são os principais concursos?

Há uma miríade de cargos públicos que podem ser ocupados por quem fez faculdade de Direito. Em geral, a carreira pública é bastante atrativa por conta da alta remuneração inicial e a estabilidade.

Abaixo, separamos uma lista com os tipos de concursos públicos para Direito mais procurados. Confira!

1 – Magistratura

A Magistratura refere-se ao trabalho dos juízes e pode ser tanto de âmbito estadual quanto federal. Por isso, ao procurar um concurso público nessa área, vale a pena acompanhar os editais do seu Estado, bem como do Governo Brasileiro. Além disso, o magistrado tem a possibilidade de ascender como desembargador do Tribunal de Justiça.

Para a Magistratura Estadual, o(a) candidato(a) deve ter, no mínimo, 3 anos de prática jurídica. Se aprovado no concurso público para Direito, o início da carreira é no cargo de juiz substituto em comarcas pequenas. A posição como juiz titular só é ocupada após 2 anos no exercício da função.

Já na Magistratura Federal, o magistrado atua em casos de interesse da união. Também é preciso ter 3 anos de experiência.

2 – Polícia Federal ou Civil

O cargo de delegado da Polícia Federal é exclusivo para os profissionais que têm formação em faculdade de Direito. Dessa forma, para prestar o concurso, é preciso ter 3 anos de experiência jurídica ou como policial.

O concurso público no cargo de delegado civil exige comprovação de 2 anos de experiência, também na prática jurídica ou na polícia.

3 – Defensoria Pública

Os defensores públicos trabalham em defesa das pessoas que não têm recursos financeiros para arcar com orientação e apoio jurídico em processos administrativos ou judiciais. Por isso, é importante que o profissional tenha conhecimento sobre direitos da coletividade, bem como em saúde e segurança pública.

A imagem contém uma defensora pública em seu local de trabalho após ser aprovada em um concurso público para Direito.
Para ser um defensor público é preciso prestar e ser aprovado em um concurso público para Direito.

4 – Promotoria

Esse é um dos cargos mais cobiçados por quem faz faculdade de Direito. Os promotores de justiça são parte do Ministério Público Estadual, e atuam na 1a instância, junto aos juízes de defesa. No âmbito penal, o promotor é um advogado concursado de acusação, enquanto no cível, ele pode desempenhar papel de tutela aos interesses de menores envolvidos em processos litigiosos.

Para prestar concurso público para Direito na Promotoria, portanto, o candidato precisa ter formação na faculdade de Direito e 3 anos de prática jurídica comprovada.

5 – Procuradoria

Os procuradores de justiça atuam no Ministério Público Estadual, assim como os promotores, porém na 2a instância, junto aos desembargadores e ministros. Esses profissionais são eleitos como procuradores ou promotores do Estado, em mandato de 2 anos, com possibilidade de reeleição.

Desse modo, para prestar o concurso público para Direito na Procuradoria, o(a) candidato(a) precisa estar com inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O que é esperado no concurso público para Direito?

A exigência para prestar concurso público para Direito irá depender muito da área escolhida pelo(a) candidato(a). Como vimos, em algumas situações, exige-se a inscrição na OAB, bem como regularidade no Exame da Ordem. Além disso, é preciso ter experiência comprovada na prática jurídica para a maioria dos cargos.

As provas dos concursos públicos abrangem várias áreas do conhecimento em Direito, além de conteúdos específicos sobre o cargo. Normalmente, elas são divididas da seguinte forma:

  • 1a Fase: Prova objetiva, com questões de múltipla escolha;
  • 2a Fase: Prova discursiva, com questões abertas e situações-problema;
  • 3a Fase: Prova Oral, com apresentação de defesas;
  • 4a Fase: Avaliação de títulos, conforme a experiência exigida para o cargo.

Assim, para saber quais as exigências do concurso público para Direito, é necessário verificar o edital de publicação.

Como se preparar?

Quer ser classificado(a) no concurso público para Direito? Então, comece escolhendo uma boa faculdade de Direito, como a Damásio Educacional! Nós também trabalhamos com cursos preparatórios para a carreira pública, inclusive de nível internacional. 

Conheça mais sobre os nossos cursos e tenha todo o conhecimento necessário para passar no concurso público para Direito e alcançar uma carreira de sucesso. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.