Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

CONCURSO PROMOTOR MP CE – CEBRASPE É A ORGANIZADORA

Prédio do Ministério Público - Procuradoria Geral da Justiça

O concurso para ingresso nos quadros do Ministério Público do Estado do Ceará está cada vez mais próximo!

Nesta última terça-feira, dia 03 de setembro de 2019, foi publicado no site do Ministério Público do Estado do Ceará a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe como banca organizadora responsável pelo próximo concurso para a carreira de Promotor de Justiça Substituto.

A banca organizadora tem como finalidade o planejamento, a elaboração, a aplicação e a correção das provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames essenciais ao provimento da carreira em questão.  

O concurso terá uma oferta inicial de 44 vagas mais formação de cadastro de reserva para a carreira de Promotor de Justiça de entrância inicial.

Segundo o coordenador de negócios do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, professor José Otávio Nogueira Guimarães, ”a partir da assinatura do contrato, a expectativa é de que os trabalhos sejam imediatamente iniciados com previsão de término dentro do menor tempo possível”.

Daí em diante, o próximo passo será a elaboração do cronograma detalhado da seleção para ser apresentado aos membros da Comissão de Concurso.

O certame dar-se-á por meio de provas e títulos, e desenvolver-se-á, sucessivamente, com as seguintes etapas:

1ª ETAPA: Prova Objetiva.

2ª ETAPA: Prova Discursiva.

3ª ETAPA: Inscrição Definitiva (sindicância da vida pregressa e investigação social; exames de sanidade física e mental).

4ª ETAPA: Prova Oral.

5ª ETAPA: Prova de Tribuna.

6ª ETAPA: Avaliação de Títulos.

O regulamento com normas para a realização do concurso público para a carreira de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará obteve a sua aprovação pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores no mês de junho de 2019. Naquele momento, o Procurador-Geral de Justiça, Plácido Rios, informou que existem um total de 83 cargos vagos na entidade.

“Isto representa um prejuízo considerável aos trabalhos do Ministério Público, pois muitos colegas respondem pelo trabalho de vários municípios ocasionando um desequilíbrio no atendimento às demandas sociais afetas ao Ministério Público, o que será corrigido com o concurso em pauta”, afirmou Rios.

De acordo com as informações disponíveis no Portal da Transparência referentes ao mês de agosto de 2019, a remuneração inicial para o cargo de Promotor de Justiça Substituto é de R$ 30.404,42.

Com o intuito de concorrer ao cargo, é imprescindível que o candidato seja bacharel em Direito e que atenda a exigência de 03 (três) anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharelado em Direito.

O último concurso público do Ministério Público do Estado do Ceará aconteceu em 2011, tendo a Fundação Carlos Chagas – FCC como banca organizadora do certame. Na época, foram oferecidas 52 vagas para a carreira de Promotor de Justiça.

 

Texto escrito por Daniela de Araújo.

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.