Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Pré-Sal Petróleo: portaria publicada altera quadro de servidores

Aguardado desde 2016, o primeiro concurso Pré Sal Petróleo – PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A) deve ser realizado em breve. Nesta sexta-feira (31), o secretário-adjunto de coordenação e governança das empresas estatais, Amaro Luiz de Oliveira Gomes, publicou, em diário oficial, a portaria 2.772 que reestrutura o quadro de pessoal próprio da empresa, para preenchimento por meio da seleção.

Com isto, cresce a expectativa pela confirmação do primeiro concurso da empresa. Para a realização do certame, o próximo passo é definir um plano de cargos e salários, incluindo a distribuição de vagas por carreiras.

A portaria também ressalta que “compete à PPSA gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite ora estabelecido, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício e as normas legais pertinentes”.

O documento altera portaria anterior, divulgada em julho de 2019, que especificava o limite de 53 vagas para o quadro de servidores, das quais 23 possuíam prazo de vigência limitado, sendo extintas de acordo com um cronograma já indicado. Agora, o quadro passa a contar com 66 postos, sendo 28 com prazo de vigência limitado. 

De acordo com o documento, a partir da publicação da portaria, o concurso Pré Sal Petróleo poderá contar com 66 postos. Porém, nem todas poderiam ser em caráter efetivo, uma vez que o quadro deve passar a ser de 59 a partir de 1 de outubro de 2022, 52 a partir de 1 de novembro de 2022, 47 de 3 de fevereiro de 2023 e 38 a partir de 1 de abril de 2023.

Quando criada, em 2013, a Pré-Sal Petróleo contava com uma previsão de 180 vagas, sendo 30 comissionados e 150 para preenchimento por meio de concurso público. Porém, até hoje a empresa conta apenas com servidores comissionados e temporários.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.