Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso PM PR: saiba a situação do edital para 2,4 mil vagas

No último dia 04 de setembro, o governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) autorizou a realização do concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná). Com isto, o certame deve ser liberado já nas próximas semanas, no mais tardar no final de outubro. Em conformidade ao anúncio do chefe do executivo, serão abertas 2,4 mil vagas de soldados. Sendo 2 mil para a própria PM  e 400 para o Corpo de Bombeiros.

O deputado estadual Mauro Moraes (PSD) cobra a abertura do concurso PM PR desde a ano passado com o então ex-governador Beto Richa. No entanto, não houve concessão ao pedido do legislador estadual. Recentemente, em uma publicação em suas redes sociais, Moraes declarou que o atual governador, Ratinho Júnior, está empenhado para que novas contratações para a PM seja feita ainda no segundo semestre.

Sobre a realização do concurso da PM PR, Moraes já salientou que: “É preciso levar em consideração que, após a aprovação de um candidato, ainda teremos no mínimo dois anos entre as resoluções burocráticas e administrativas para a contratação até a conclusão do Curso de Formação de Soldados. Ou seja, teremos baixas na PM que não serão supridas dentro de menos dois anos, o que acarretará em uma redução do efetivo e aumento da criminalidade”, enfatizou o deputado.

Quais condições para concorrer ao concurso PM PR?

As condições minímas para concorrer ao concurso PM PR são as seguintes:

  • conclusão do ensino médio;
  • idade entre 18 a 30 anos;
  • capacidade física;
  • sanidade mental;
  • idoneidade moral;
  • quitação com os serviços militares e eleitorais;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B ou superior.

Além disso, para quem deseja ser aprovado no concurso PM PR será avaliado por exames intelectual, capacidade física, sanidade mental, psicológica e investigação social.

Como foi o último concurso PM PR?

O último concurso PM PR foi realizado em 2012. Na época, o certame ofereceu 4.445 vagas para soldado e 819 para o Corpo de Bombeiros. A prova objetiva contou com 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, sete de matemática, seis de geografia, cinco de informática, três de estatuto da criança e adolescente e três de atualidades.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado. 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade