Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso PC AL: governador autoriza seleção para dezembro

De acordo com o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), o edital do concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas) deve ser publicado em dezembro. Deste modo, o certame deve ser realizado apenas em 2020. O governador ainda destacou que a prioridade é convocação dos aprovados do último concurso da Polícia Civil. Além disso, diz que deverá ser encaminhado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, liberando a nova seleção.  Ao todo, serão oferecidas 360 vagas, sendo 300 para agente e 60 para delegado. 

Em relação ao concurso PC AL, no caso de delegado, o governador já havia confirmado que deverá ser modificada a lei de acessos, o que já está combinado com a categoria e com a Secretaria da Fazenda. “Isso vai criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos. Vamos mandar o projeto no próximo mês para a Assembleia Legislativa aprová-lo antes do recesso legislativo”, explicou o governador.

A seleção é aguardada desde janeiro, quando inicialmente anunciada pelo governador. Em janeiro, o governador anunciou, ainda, que também serão oferecidas oportunidades para a área de perícia oficial, o que não foi reforçado com a nova declaração. “Segurança pública se faz, sobretudo, com investimentos em inteligência, com mais presença nas ruas e com mudança de postura. Esse é o nosso trabalho. Fortalecer a Polícia Civil e a Perícia Oficial vai elevar  a  capacidade investigativa que, a meu ver, é fundamental no sentido de quebrar a roda do crime, que é alimentada sempre pela impunidade”, disse.   

O concurso PC AL é aguardada desde  abril de 2018, quando publicada, em diário oficial, a autorização oficial do certame. Porém, o documento ainda não determinava a oferta de vagas, bem como cargos contemplados na seleção.

Para concorrer ao cargo de agente é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área, enquanto para delegado, os interessados devem possuir formação em direito. No caso de agente, os interessados também devem possuir carteira de habilitação.

As remunerações ainda não foram anunciadas, mas no último concurso do órgão, em 2012, foram de R$ 3.800 para agente e R$ 12.593,22 para delegado, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Veja como foi o último concurso PC AL

O último concurso PC AL ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivães e 40 para delegados. A organizadora foi o Cebraspe e a seleção contou com provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Além disso, os aprovados foram submetidos a uma segunda etapa, composta de curso de formação policial.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.