Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso MPT: comissões definidas para procurador

A comissão organizadora do concurso MPT (Ministério Público do Trabalho) foi definida. Na última quinta-feira (26), os nomes dos membros foram anunciados durante a sessão ordinária, quando foram indicados os responsáveis por cada grupo, que serão diferenciados para cada etapa da seleção. A seleção para procurador é esperada desde junho quando foi aprovada na 199ª sessão ordinária do MPT. 

Com a formação dos grupos, o próximo passo é definir a banca organizadora para, então, confirmar a data de publicação do edital de abertura de inscrições. 

Na época, ficou definido que a seleção terá uma oferta de duas vagas imediatas, além de cadastro reserva. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito, além de três anos de prática forense, com remuneração inicial de R$ 28.947,55. 

No caso de atividade jurídica necessária para concorrer ao cargo são considerados: efetivo exercício na advocacia, com participação anual mínima em pelo menos cinco atos privativos de advogado, em causas ou questões distintas, exercício de cargo, emprego ou função que exija a utilização preponderante de conhecimentos jurídicos, exercício de função de conciliador junto ao poder judiciário de pelo menos 16 anos mensais, por um ano; exercício de mediação ou arbitragem na composição de litígios, por 16 horas mensais por um ano; um ano para pós-graduação latu-sensu em direito, dois anos para mestrado em direito ou três anos para doutorado em direito.

Veja como foi o último concurso MPT

O último concurso MPT para procurador ocorreu em 2017, quando foi oferecida uma vaga para Belo Horizonte, em Minas Gerais. A seleção contou com cinco fases, incluindo provas objetivas, dissertativas, avaliação prática, prova oral e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 100 questões, distribuídas por três grupos. O primeiro contou com temas sobre direito constitucional, direitos humanos, direito individual e coletivo do trabalhador, direito processual do trabalho, direito civil e direito de empresa, e regime jurídico do Ministério Público. No grupo II, direito processual civil e direito administrativo. Por fim, no grupo III, direito previdenciário da seguridade social, direito penal, direito internacional e direito comunitário.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.