Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Ibama: minuta publicada do edital para 1.481 vagas

Nesta terça-feira (16), foi publicado, em Diário Oficial da União, a minuta do edital do concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o preenchimento de 1.481 vagas temporárias para reforçar o atendimento a emergência ambientais. O documento com informações completas deve ser divulgada ainda no decorrer do dia, incluindo prazo de inscrições, critérios de seleção e remuneração dos respectivos cargos. 

De qualquer maneira, já está certo que o processo seletivo contará com 1.160 postos para brigadistas, 281 oportunidades para cargos de chefia de esquadrão e brigada e 40 vagas para supervisores de brigada. 

Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas no site do Ibama, que é www.ibama.gov.br.

Os contratos terão a validade de até seis meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário até que a situação de emergência ambiental esteja superada, não excedendo dois anos.

As oportunidades serão para os seguintes municípios: Sena Madureira e Basiléia (AC), Apuí e Humaitá (AM), Oiapoque e Tartarugalzinho (AP), Serra do Ramalho, Porto Seguro, Barreiras e Itaetê (BA), Quixeramobim (CE), Brasília (DF), Cavalcante, Alto Paraíso, Minaçu, Teresina de Goiás (GO), Amarante do Maranhão, Fernando Falcão, Montes Altos, Bom Jardim e Grajaú (MA), São João das Missões (MG), Porto Murtinho, Aquidauna e Corumbá (MS), Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Conquista D Oeste, Cáceres, Paranatinta, Feliz Natal, São Felix do Araguaia, Brasnorte, Costriguaçu,Canarana e Serra Nova Dourada (MT),  Moju, São Geraldo do Araguaia, Pau D Arco, Altamira, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná e Itaituba (PA), Petrolina e Serra Talhada (PE), Floriano, Alvorada do Gurguéia, Curimatá e Uruçuí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho, Machadinho D Oeste e Nova Mamoré (RO), Uiramutã, Normandia, Boa Vista, Cantá, Amajari, Alto Alegre e Pararaima (RR) e Pium, Formoso do Araguaia, Tocantinópolis, Tocantínia, Pium, Lagoa da Confusão, Itacajá e Palmas (TO).

Saiba mais sobre as contratações temporárias do concurso IBAMA

No concurso Ibama, os trabalhadores temporários serão contratados por meio de um processo seletivo simplificado, sem concurso público, apenas por meio de edital de chamamento. No entanto, o processo seletivo é dispensado nas seguintes situações: calamidade pública, emergência em saúde pública, emergência e crime ambiental, emergência humanitária e situações de iminente risco à sociedade.

Os temporários só poderão ser novamente admitidos 24 meses depois do fim do contrato, exceto quando a contratação decorrer de processo seletivo simplificado de provas ou de títulos, como nas universidades federais e nos institutos de pesquisa. Pessoas com mais de 75 anos e aposentados por incapacidade permanente não poderão ser contratadas.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade