O concurso Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí) registrou 16.276 inscritos para 41 vagas. Deste modo, a relação candidato por vaga é de 408 pessoas para cada posto. Vale lembrar que processo seletivo oferece vagas que exigem ensino médio e superior.
Candidatos que têm o ensino médio podem disputar a função de assessor técnico legislativo nas especialidades de taquigrafia (4 vagas), informática (4), cerimonial público (4), radiodifusão (4) e administrativa (4).
Quem tem o nível superior está apto à carreira de consultor legislativo nas áreas de redação de atas e revisão de debates (4), direito (4), contabilidade (4), tecnologia da informação (4), comunicação social (4) e biblioteconomia (1).
De acordo com o edital do concurso Alepi, os salários iniciais oferecidos são de R$ 2.310,14 para assessor e R$ 4.068,39 para consultor. A jornada de trabalho semanal é de 30 horas para todos os empregos.
Veja a quantidade de inscritos para cada cargo do concurso Alepi
As carreiras do processo seletivo Alepi têm o seguinte número de concorrentes:
- Assessor técnico legislativo – área administrativa: 7.176
- Consultor legislativo – direito: 3.886
- Consultor legislativo – redação de atas e revisão de debates: 1.473
- Consultor legislativo – contabilidade: 1.104
- Consultor legislativo – tecnologia da informação: 497
- Consultor legislativo – comunicação social – 510
- Consultor legislativo – biblioteconomia – 116
- Assessor técnico legislativo – taquigrafia: 149
- Assessor técnico legislativo – informática: 1.100
- Assessor técnico legislativo – cerimonial público: 545
- Assessor técnico legislativo – radiodifusão: 170
Como será a prova do concurso Alepi
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos é a prova objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa e raciocínio lógico) e conhecimentos específicos.
Com duração máxima de cinco horas, as provas objetiva e de redação serão aplicadas na cidade de Teresina/PI no dia 12 de janeiro de 2020, no período da manhã, com início às 8h. O cartão de inscrição, contendo o local da avaliação, será divulgado no dia 7 desse mesmo mês.
O concurso Alepi ainda contará com análise de títulos, unicamente classificatória, para todos os habilitados na objetiva; e prova prática para o cargo de assessor técnico legislativo – taquigrafia, eliminatória e classificatória.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.