Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como ser aprovado na OAB — Dicas para a 1ª e 2ª fase

Como ser aprovado na OAB é uma das maiores dúvidas e anseios de todo estudante de Direito. Não por menos, é o Exame da Ordem que determina se o candidato está apto ou não a exercer a advocacia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você passar nas duas fases da prova da OAB, confira! 

 

Como ser aprovado na OAB?

Para saber como ser aprovado na OAB, separamos as dicas por fase, para que você foque seus esforços nos pontos certos de cada uma delas. Veja quais são:

 

1ª fase: foque no Estatuto da Ordem e no Código de Ética da OAB

A 1ª fase da OAB é composta por 17 disciplinas divididas entre as 80 questões de múltipla escolha. Mas, dentre delas, existe uma que demanda muita atenção: Estatuto da Ordem e Código de Ética da OAB.

A boa notícia é que tudo pode ser encontrado em: 

  • Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94);
  • Regulamento Geral da OAB;
  • Novo Código de Ética Profissional da OAB.

Ao fazer simulados você perceberá quais são os assuntos mais cobrados e saberá quais deve priorizar. 

 

Leia os códigos e legislações especiais

Não apenas para ter uma compreensão melhor dos textos por estar familiarizado com a linguagem, a leitura dos códigos e leis é fundamental para ter respostas mais assertivas. 

Uma dica bacana é ler os dispositivos de Lei após a leitura da Doutrina — que são os princípios e ensinamentos dos juristas usados como base no Direito — , para ter um embasamento maior para a compreensão.

 

2ª fase: esteja preparado para a peça profissional

Diferentemente da anterior, a 2ª fase da OAB exige mais atenção e conhecimento, pois o candidato precisa elaborar uma peça profissional e responder um problema elaborado pelo examinador em quatro questões dissertativas. As principais dicas para passar nessa fase são:

 

Escolha o tema com sabedoria

Na 2ª fase da OAB, o candidato deve escolher uma área profissional para realizar a prova, sendo elas: 

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário.

Escolha a área que você tem mais familiaridade e conhecimento. Não tente ir pela que parece mais fácil ou com menos peças e recursos para memorizar. 

 

Faça o máximo de peças que puder

Treine muito para aperfeiçoar sua habilidade de escrita, já que o texto vale 50% da prova. Faça o máximo de peças que puder durante a preparação, assim, além de conhecimento, você terá muito mais confiança no momento da prova!

 

Agora que você já sabe como ser aprovado na OAB, está na hora de colocar as dicas em prática! Conte com  a ajuda de profissionais durante o processo e faça cursos preparatórios, eles são a chave para um Exame bem sucedido. 

 

Em caso de dúvidas, acesse o site da Damásio, será um prazer te ajudar nesse momento tão importante na sua vida profissional!

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.