Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Redigir Melhor — Dicas Rápidas Para Sua Redação

Como redigir melhor e tirar uma ótima nota na redação? Escrever é muito mais complexo do que parece, não é à toa que é um dos requisitos mais temidos dos concursandos. 

Apesar dessa pressão toda em cima da redação, a boa notícia é que, com algumas dicas rápidas, é possível se preparar e aperfeiçoar suas técnicas textuais para escrever cada dia melhor. Confira quais são!

 

3 Dicas de como redigir melhor uma redação

Para aprender como redigir melhor, tenha em mente que escrever requer treinamento e, consequentemente, disciplina. Por isso, separamos uma lista de coisas que você precisa fazer para aperfeiçoar sua escrita.

 

1. Cronometre seu tempo

Muitas pessoas que escreve bem acabam se perdendo na hora de redigir o texto, por se sentirem pressionadas com o tempo de prova. Por isso, ao treinar sua redação, cronometre quanto você demora e estabeleça metas de melhora na sua performance. Assim ficará mais seguro na hora da prova. 

 

2. Estruture o texto antes de começar a escrever

Não deixe as ideias surgirem aleatoriamente durante o texto. Se você quer saber como redigir melhor, comece pela estrutura, tal como sua estratégia argumentativa. Para isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • qual será a função de cada parágrafo e como eles seguirão uma linha de raciocínio coerente? 
  • qual a problemática do texto e que argumentos serão usados para resolvê-la?
  • ao terminar de ler o texto, o que foi aprendido e compreendido pelo leitor?

 

Mais do que colocar palavras bonitas em blocos, uma redação dissertativa é avaliada como boa quando apresenta: 

  • pertinência de conteúdo;
  • estruturação dos tópicos abordados.
  • justificativa das ideias apresentadas;
  • capacidade argumentativa;
  • clareza;
  • objetividade;
  • coesão e coerência;
  • bom uso da língua;
  • conhecimento do tema.

 

Para atingir tudo isso, é fundamental praticar muito e, se necessário, pedir para que um profissional corrija seus textos. Os erros apontados serão seus melhores amigos, para que você aprenda a não repeti-los no dia da prova!

 

3. Não corrija o texto enquanto escreve

Ter uma boa estrutura no começo ajuda a evitar um dos maiores vícios e inimigos de qualquer redator: corrigir o texto enquanto ele é produzido. Além de perder tempo, reler os parágrafos anteriores pode confundir sua linha de raciocínio. Você acabará se perdendo tentando encontrar as palavras perfeitas e deixará de lado todos aqueles pontos fundamentais ditos no tópico anterior. 

 

Vale lembrar que não tem como redigir melhor sem ler! A leitura é fundamental para aprimorar seu conhecimento no assunto, ampliar sua capacidade argumentativa e seu vocabulário. Por isso, lembre-se de que livros são seus companheiros inseparáveis, isso para a vida toda. 

 

Quer mais dicas? Acompanhe o site da Damásio e tire todas suas dúvidas! 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.