Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Fazer Resumos Para Concursos?

Se você já é um concurseiro veterano sabe como fazer resumos para concursos e da sua importância. Essa é considerada uma ferramenta indispensável para quem deseja obter sucesso na hora da prova. Você é novato nesse universo e não sabe por onde começar a fazê-los? Não se desespere, estamos aqui para te ajudar!

Dicas de como fazer resumos para concursos

Muitas vezes, quando mudamos a forma de estudar podemos obter melhores resultados. Cada estudante possui sua própria maneira de aprender que, às vezes, pode não estar mais sendo eficaz. Variar o método pode ser bastante saudável, por isso se você ainda não sabe como fazer resumos para concursos, veja as quatro dicas abaixo:

1. Blocos temáticos

Uma opção bastante utilizada pelos candidatos de concursos públicos é dividir os assuntos em blocos temáticos, ou seja, assuntos que se complementam. É comprovado que o cérebro humano não consegue manter a atenção em um único objeto por mais de uma hora, e fazer resumos que sejam interligados por temas relacionados ajuda a assimilar o conteúdo de uma maneira mais prática. 

2. Adote mapa mental

A utilização do mapa mental como estratégia para memorizar conteúdos é uma ótima alternativa criativa. Essa prática serve perfeitamente como um resumo prático, pois ajuda o candidato a aprender de forma mais eficiente e estimulante. 

Você pode fazer à mão, por computador, desenhar, colocar fotos, entre outras opções, o necessário para todo e qualquer mapa mental é organizar os temas para que o cérebro consiga associá-los. 

3. Leia e resuma aos poucos

Você até pode optar por ler todo o conteúdo e tentar fazer um resumão depois, mas o ideal, até para melhor entendimento, é fazer com base no que você está lendo. Comece por tópicos, leia até o final, e em seguida faça seu resumo sobre o que acabou de ler. 

Dessa forma, fica muito mais fácil de entender a matéria. 

4. Seja seu próprio mestre!

Quando criamos resumos feitos por nós mesmos — podendo ser escritos ou digitalizados — compreendemos melhor o tema abordado. Isso porque ler e depois escrever faz com que assimilemos a matéria com mais facilidade. Fuja de resumos prontos nas mídias digitais. A autoinstrução é a melhor maneira de como fazer resumos para concursos públicos. 

Gostou das dicas do Damásio Educacional? Então que tal aplicá-las à sua rotina de estudos? Para mais assuntos assim, continue acompanhando as notícias do site!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.