Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Estudar Para Concurso Público?

Quer saber como estudar para concurso público e conquistar seu cargo dos sonhos? Separamos alguns passos essenciais para você começar agora mesmo seus estudos. Confira tudo neste artigo!

Dicas de como estudar para concurso público

Para você aprender como estudar para concurso público é preciso, antes de tudo, que tenha a área em mente. Cada uma exige assuntos e habilidades distintas durante a avaliação. 

Tirando isso, há uma série de passos que servem para qualquer pessoa que deseja  iniciar uma carreira pública. Veja quais são: 

1. Defina suas metas

Metas são o primeiro passo para guiar qualquer pessoa ao sucesso. Estabeleça seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

  • curto prazo: são aqueles que você pretende realizar em, no máximo, um ano;
  • médio prazo: objetivos a serem concretizados dentro de cinco anos;
  • longo prazo: objetivos a serem atingidos em 10 anos.

Imagine assim: até o final do ano você pretende passar no concurso público como escrevente (curto prazo), em cinco anos ter subido de cargo (médio prazo) para se tornar juiz em 10 anos (longo prazo). Depois da visão macro, chegou a hora de listar tudo que você precisa fazer para atingir cada uma das suas metas:

  • são reais e podem ser cumpridas dentro do que você tem?
  • quais matérias caem na prova?
  • quanto tempo você tem até o concurso?
  • quantas horas por dia é preciso estudar para chegar lá?
  • onde encontrar livros sobre o assunto?
  • quais os cursos disponíveis?
  • o que você terá que abrir mão?
  • quanto você tem disponível e qual será o investimento? 

Respondidas essas perguntas, é hora de começar! 

2. Não espere saber tudo para começar

Comece agora. Se você esperar saber de tudo para prestar um concurso, nunca vai começar, pelo simples fato de que somos eternos aprendizes. Sempre terá algo novo para aprender e aperfeiçoar. 

Portanto, confira dê início na sua lista e veja  quais as matérias que caem na prova. Procure em sites confiáveis e fique de olho na divulgação do edital oficial. 

3. Escolha o que e onde estudar

Será que curso para concurso vale a pena? Sim! Eles dão todo o suporte necessário para aprender e tirar suas dúvidas! Além disso, são ótimos incentivadores. 

Com as matérias em mãos e os horários estipulados, é hora de procurar livros e cursos para concursos. Não tem como estudar para concurso público sem materiais de apoio qualificados, por isso atente-se às suas fontes de informação. 

4. Faça o melhor que pode com o melhor que você tem

Disciplina é fundamental, mas não se cobre tanto. Tenha em mente que você vai dar o melhor que pode dentro daquilo que tem para oferecer. Por isso, é fundamental que as metas sejam reais para evitar frustrações. 

Se você seguiu toda sua lista, com dedicação, organização e paciência, mas não atingiu seu objetivo, não desista. Comece de novo. Em cada tentativa você terá mais conhecimento, tanto dos assuntos abordados, quanto da prova em si. O importante é se dedicar e entender seus limites! 

 

Agora que você já entendeu como estudar para concurso, é hora de começar. Tire suas dúvidas aqui no site da Damásio Educacional!

 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade