Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Estudar Direito Constitucional Para Concurso?

Saber como estudar Direito Constitucional é algo imprescindível para qualquer concursando. Esse é um dos conceitos mais cobrados nas provas para tentar ingressar na carreira pública, e, se você quer chegar lá, precisa estar preparado!

Uma das principais características do Direito Constitucional é sua ampla gama de pontos específicos para estudo. O ideal é saber cada um deles e também entender como absorvê-los.

 

Como estudar Direito Constitucional?

O Direito Constitucional não é exatamente algo que se estuda como um todo. Ele é um assunto que abrange muitos outros, pois se trata das leis e regras maiores da nação. Por isso, saber como estudar Direito Constitucional não é só sobre compreender o que ele é, e sim do que ele é composto.

Veja algumas dicas:

Estude os temas separadamente

Muito conteúdo é cobrado na matéria de Direito Constitucional. Por isso, ao estudar para concurso, o ideal é separá-lo pelos temas pertinentes. Antes de fazer isso, o ideal é verificar o Edital para, então, selecionar aqueles que realmente serão cobrados na prova. Alguns exemplos são:

  • controle de constitucionalidade;
  • poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
  • processo legislativo;
  • organização do Estado;
  • Administração Pública;
  • direitos e garantias fundamentais.

Lembre-se que, meses antes do exame você deve aproveitar seu tempo da melhor maneira, e estudar conceitos não tão importantes pode não ser uma boa ideia. Foque naqueles que você tem mais dificuldade ou que são mais cobrados na prova. 

Conheça as questões aplicáveis

Tanto por meio de plataformas de questões quanto de acesso às provas antigas do concurso, é possível entender quais os modelos mais comuns utilizados nos enunciados e alternativas. 

Tendo conhecimento a esse respeito você poderá direcionar melhor os estudos, inclusive sobre a interpretação dos textos e como cada item pode ser cobrado de maneira distinta.

Faça um curso preparatório

Saber como estudar Direito Constitucional pode ser difícil, mas um curso preparatório pode ajudar muito! Com aulas destinadas especificamente a cada tema, você pode ter um aprofundamento do conteúdo muito mais eficiente e detalhado do que se estudasse somente por materiais, sem apoio profissional.

Caso tenha oportunidade e queira se aprofundar ainda mais, o Instituto Damásio de Direito conta com uma pós-graduação totalmente direcionada ao tema para ajudá-lo a não somente ter aptidão para uma boa prova, mas também para um possível futuro profissional em carreiras públicas.

Para mais dicas e outros cursos, confira o site do Instituto Damásio de Direito. Confira também as nossas notícias!

 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.