Muito se fala sobre o teste da Ordem dos Advogados do Brasil, que é realizado pelos estudantes de Direito que estão próximos de completar ou já concluíram o curso. Porém, você sabe, de fato, como e quando começou o exame da OAB?
A seguir, você conhecerá mais sobre a história do certame. Confira!
O que é o exame da Ordem?
O exame da Ordem dos Advogados do Brasil, conhecido como OAB, é uma prova que testa o conhecimento do bacharel em Direito.
Por meio dela, é possível avaliar se o profissional aprendeu os conceitos que norteiam a profissão e que deverão ser colocados em prática no mercado de trabalho. Ou seja, o teste avalia se estão aptos e capacitados para atuarem na área.
Ele é realizado três vezes por ano e há duas provas em dias diferentes, sendo uma objetiva e outra prático-profissional.
Agora, veja mais sobre quando começou o exame da OAB.
História — quando começou o exame da OAB?
A criação do Exame da OAB foi impulsionada pelo crescimento de inscritos nos cursos jurídicos, sendo a prova um meio de selecionar apenas os profissionais que estavam, de fato, preparados para exercer a profissão. Assim, garantiria certa qualidade à área.
Criado inicialmente no ano de 1963, em São Paulo, mas tendo sua regulamentação apenas em 1994, o exame se disseminou, posteriormente, para outras regiões.
A princípio, cada local realizava a prova de acordo com suas próprias orientações, em dias diferentes e com modelos também diversificados. Porém, anos depois, viu-se necessário unificar o procedimento, de modo que todas as regiões do país realizassem o exame com a mesma prova e nos mesmos dias.
Atualmente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a instituição responsável pela realização da prova.
Quando passou a ser exigido o exame da OAB?
Quando começou o exame da OAB, em 1963, ainda não era obrigatória a realização da prova. O teste só passou a ser exigido em 1994, quando foi regulamentado pela Lei 8.906.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Caso você vá prestar a OAB, entre em contato com o Instituto Damásio de Direito para conferir opções de cursos preparatórios para o certame!
É possível encontrar módulos de intensivos, divididos por fase (primeira e segunda), por matéria (como, por exemplo, Direito Civil e Direito do Trabalho) e até mesmo simulados da prova da Ordem dos Advogados do Brasil.
Entre em contato e continue acompanhando nossa área de notícias.