Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como é a Carreira e Qual é a Função do Defensor Público?

Antes de entender qual é a função do Defensor Público, vale ressaltar o que é Defensoria Pública e porque ela é tão importante para os cidadãos.

De acordo com a Constituição Federal, qualquer pessoa pode e deve ter acesso aos direitos humanos e de defesa, individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, conforme dito no art. 134. Dessa forma, todos os cidadãos têm direito ao acesso à justiça, mesmo que não possam pagar, como garantia da prática de um regime democrático. 

 

Qual é a função de um Defensor Público?

A principal função do Defensor Público é garantir esse acesso integral e gratuito à justiça para pessoas que não têm recursos suficientes para pagar um advogado, segundo o art. 64 da Lei Complementar 80/94. Além disso, ele deve:

  • defender acusados em processo disciplinar;
  • acompanhar e comparecer aos atos processuais e impulsionar processos;
  • tentar uma conciliação das partes antes de uma ação cabível;
  • sustentar os recursos e razões apresentados;
  • certificar a autenticidade de cópias dos documentos necessários;
  • difundir o conhecimento dos direitos humanos e de cidadania;
  • dar assistência jurídica;
  • representar os sistemas internacionais de proteção aos Direitos Humanos.

 

No Brasil, existem três tipos de defensoria: a Defensoria Pública da União (DPU), que atua nas instâncias administrativas federais; a Defensoria Pública do Distrito Federal, que é um órgão independente que cumpre sua função aos cidadãos do DF; e a Defensoria Pública Estadual, que atua nas instâncias estaduais

 

Como se tornar um Defensor Público?

Para preencher o cargo e exercer a função de Defensor Público, existem uma série de requisitos. O candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, bacharel em Direito com atuação jurídica mínima entre dois e três anos, passar no concurso da área e comprovar a inscrição na OAB. Lembrando que os requisitos dependem do edital da DPE de cada estado.

Além disso, não pode ter antecedentes criminais, ter idoneidade moral comprovada, aptidão física e mental com laudo de um médico oficial e estar quite com suas obrigações eleitorais e militares. 

Caso tenha se interessado pelo cargo e queira se preparar para concursos públicos de Defensoria Pública, acesse o  Damásio Educacional e tire todas as suas dúvidas! Lá você encontra cursos de alta qualidade para prestar concursos com segurança e conhecimento, não apenas de Defensoria, mas OAB e outras áreas de interesse.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.