Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Começar Uma Conclusão em Uma Redação Dissertativa?

Saber como começar uma conclusão é essencial para ter um bom desempenho na redação dissertativa. Independentemente da situação, o texto é algo presente em muitas provas, e os concursos públicos. Por isso, é importante ter uma boa aptidão para realizá-la!

A conclusão é a última parte do texto e deve trazer consigo toda a ideia passada de forma sucinta e clara, além de uma finalização de impacto, assertiva. Assim, existem alguns pontos que merecem sua atenção para te orientar na produção desta etapa.

 

Como começar uma conclusão nota 10?

Como começar uma conclusão é uma dúvida muito comum que precisa ser solucionada caso queira ter um bom desempenho nas provas. Porém, além de saber como iniciar essa etapa da sua dissertação, você também precisa entender como seguir com ela e os principais detalhes que precisam estar presentes

1. O início 

Existem muitas maneiras de iniciar uma conclusão de dissertação, mas o mais importante é deixar claro que você está, realmente, finalizando todo o discurso feito ao longo do texto por meio de seus argumentos. Sendo assim, existem algumas ideias que podem ser aplicadas, como:

  • Estando tais fatos mencionados…;
  • Diante dos argumentos apresentados…;
  • Apresentados os aspectos, conclui-se…;
  • Observados os detalhes analisados….

Além disso, você também pode trabalhar com opções mais simples, como “portanto”, “sendo assim”, “conclui-se, então”, entre outras.

O que realmente importa é que o leitor compreenda que agora é o momento final e não mais um parágrafo do desenvolvimento.

Para saber ao certo como começar uma conclusão, então, você deve entender e aplicar a retomada da tese. Ou seja, voltar à sua introdução no primeiro parágrafo e escrevê-la novamente em outras palavras, para que você possa alinhar a sua conclusão ao que foi colocado como problema, inicialmente.

2. Proposta de intervenção

Alguns exames podem solicitar uma proposta de intervenção que será adicionada à conclusão do texto. Isso significa que deve existir uma ideia para solucionar ao menos parte do problema proposto. Por isso, inclusive, é importante retornar à tese, para que sua sugestão seja vista ao lado dela e tenha mais impacto.

3. Não se estenda

Toda a sua conclusão deve ter no máximo o tamanho da introdução (é o recomendado), portanto, seja breve. O começo, realmente, deve conter uma frase introdutória, a retomada da tese e, então, se necessário, a proposta de intervenção.

Se não for pedida, para redigir melhor, trabalhe para que a sua conclusão seja um fechamento que reforce o peso de seus argumentos expostos no texto. Não esqueça deles na hora de concluir e prove porque você pensa assim e porque você acredita tanto no que escreveu!

 

Gostou de saber como começar uma conclusão e como trabalhar melhor com essa etapa da dissertação? Confira outras dicas lendo as notícias do Damásio Educacional!

 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade