Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

CONCURSO DIPLOMATA 2019 – IADES É A BANCA ORGANIZADORA

Ministério das Relações Exteriores

Os trâmites para a realização de um novo concurso para ingresso nos quadros do Ministério das Relações Exteriores na carreira de Diplomata, estão andando a passos largos.

Tal fato é demonstrado pela publicação, que ocorreu no início desta semana, da Portaria nº 598, de 17 de junho de 2019, no Diário Oficial da União, que regulamenta as diretrizes da seleção.

Ademais, a publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 27 de junho, informa que o Instituto Americano de Desenvolvimento – IADES é a banca organizadora escolhida para ser responsável pela organização e seleção do certame.

A expectativa é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2019.

De acordo com o documento, serão ofertadas 20 (vinte) vagas de provimento inicial na classe de terceiro-secretário da carreira de Diplomata.

Conforme ratificado na impressão, a primeira fase do certame consistirá na aplicação de Prova Objetiva, de caráter eliminatório, composta por questões de:

– Língua Portuguesa

– Língua Inglesa

– História do Brasil

– História Mundial

– Política Internacional

– Economia

– Direito e Direito Internacional Público

Já a segunda fase compor-se-á de Provas Escritas, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões de:

– Língua Portuguesa

– Língua Inglesa

– História do Brasil

– Geografia

– Política Internacional

– Economia

– Direito e Direito Internacional Público

– Língua Espanhola

– Língua Francesa

Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa.

A remuneração inicial dos servidores na carreira de Diplomata é de R$ 18.059,83 (informação fornecida pelo último edital do órgão publicado em 2018).

Para concorrer ao cargo, é necessário que o candidato apresente diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área.

Vale ressaltar que, desde 1996, os concursos para ingresso na carreira diplomática são realizados anualmente.

O último concurso do Ministério das Relações Exteriores para ingresso na carreira de Diplomata foi realizado em 2018, tendo o Cebraspe como banca organizadora responsável pela seleção.

 

Texto escrito por Daniela de Araújo.

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade