Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

5 Dicas para Leitura Dinâmica e Memorização

Conseguir absorver os conteúdos é importante no processo de estudo, porém ainda é uma grande dificuldade para alguns alunos. Isso porque, apesar de prestar atenção, a fixação não é bem executada. Desta forma, usar técnicas como leitura dinâmica e memorização podem ser úteis para tornar o aprendizado mais proveitoso.

Quer saber quais são as técnicas que podem te ajudar a fazer a absorção? Então veja só as dicas a seguir!

Como adquirir as práticas da leitura dinâmica e memorização?

Muitas pessoas desenvolvem essas habilidades na infância, enquanto outras têm maior dificuldade para absorver as informações. Portanto, se você é uma dessas que precisa de uma ajuda, fique por dentro das principais técnicas usadas para treinar sua leitura dinâmica e memorização.

1. Estude em um lugar sem ruídos

O silêncio é a principal chave para ser bem sucedido nas técnicas de leitura dinâmica e memorização, uma vez que os ruídos podem atrapalhar a sua concentração e reduzir a capacidade de absorção.

2. Visualize os parágrafos como blocos

Quando pequenos, aprendemos a ler as palavras sílaba por sílaba — o que é um processo muito importante para a alfabetização. Entretanto, esta não é a única forma de ler, e muito menos a mais prática. Ao invés de visualizar palavra por palavra, faça uma leitura por blocos. Desta forma, você olha o texto como um todo e consegue captar o que há de mais importante nele.

3. Leia mais de uma vez

Quando se trata da memorização, é importante ler o conteúdo mais de uma vez para garantir que ele se fixe em seu cérebro. Na primeira leitura, evite grifar ou fazer anotações para que a segunda não esteja viciada a ler somente o que considerou importante na vez anterior.

4. Faça anotações depois

Quando já tiver compreendido o texto, separe um caderno e anote as informações mais relevantes. Desta forma, você pratica a memorização por meio da seleção de o que é importante para o entendimento daquele assunto.

5. Relaxe

Muitas vezes você pode pensar que não conseguiu desenvolver as técnicas de leitura dinâmica e memorização porque, na hora da prova, não se lembra sobre o que estudou. Entretanto, isso pode estar associado ao estresse e nervosismo. Por conta disso, é necessário relaxar e estar com a mente tranquila!

Gostou das dicas? Então acompanhe o site do Damásio Educacional para mais informações relevantes para seus estudos.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.