Você sabia que para alguns cargos públicos, como Polícia Civil, Polícia Federal e da área jurídica é necessário fazer uma prova prática de digitação? Ela é de caráter eliminatório, portanto é essencial praticar exercícios para digitar mais rápido caso o seu objetivo seja ser um escrivão.
4 dicas de exercícios para digitar mais rápido em provas práticas
Agilidade, escrita e conhecimentos básicos em documentos de digitação são só alguns pontos que serão analisados. Por ser uma prova considerada simples — com 11 minutos de duração — deixa muitos concorrentes nervosos e com medo de serem desclassificados, pois neste curto período 1.500 palavras deverão ser digitadas.
Conheça quatro dicas de exercícios para digitar mais rápido e estar mais confiante para a prova.
1. Treine a ansiedade
Não se desespere! Muitos candidatos acabam querendo fazer a prova muito rápido e se perdem no nervosismo. Aquele ditado “a pressa é inimiga da perfeição” deve ser levado em consideração aqui. A rapidez exagerada pode fazer com que a sua digitação saia com erros, além de você não conseguir se concentrar totalmente.
Treine a sua ansiedade e nervosismo nesse período de preparo.
2. Cronometre a sua digitação
Como a prova é realizada em apenas 11 minutos, um exercício para digitar mais rápido é cronometrar o seu tempo de produção. Escreva várias e várias vezes. Você vai ver, quanto mais prática tiver, mais rápido você irá digital. Por isso, treine!
3. Redija o conteúdo na sequência
Às vezes temos mania de começar por algo que temos mais afinidade. Treine a sua capacidade de seguir uma sequência no seu artigo. No dia da prova, você terá que digitar o conteúdo exatamente igual ao do papel, por isso seguir uma sequência garante que você não se perca e confunda.
4. Concentre-se
Estudar para concursos públicos pode ser um pouco desafiador. Afinal, conciliar nervosismo com concentração não é tarefa fácil. O ideal é treinar em lugares silenciosos para que não haja distração. Porém, como você fará a prova de digitação juntamente com outros concorrentes, tente treinar a sua concentração em ambientes mais movimentados e com barulho.
Você pode ligar a TV ou o rádio, por exemplo, e tentar digitar. No dia do teste você poderá prestar atenção em outras pessoas ou ainda se incomodar com sons externos e de digitação, por isso faça como exercício para digitar mais rápido a concentração em ambientes com ruídos.
Após esses exercícios para digitar mais rápido fica fácil ir bem na prova. Aprenda a se concentrar e manter a calma para concursos de carreiras públicas no Damásio Educacional! Escolha a melhor opção de curso para o seu concurso público.